Oclusão

A oclusão dentária é a forma como os seus dentes se relacionam entre si. Para se obter uma oclusão ideal é necessário que se estabeleça uma correta relação entre os maxilares e um posicionamento dentário que permita a manutenção de todas as funções orais – mastigação, fonação, deglutição e estética.

Ao longo do tempo, a má oclusão pode provocar dores de cabeça ou pescoço, estalidos, zumbidos, desgaste nos dentes ou dificuldades na mastigação, entre outras consequências que afetam a qualidade de vida.

Causas da má oclusão:

  • Ação da musculatura – se houver discordâncias entre a força ou a posição dos lábios, das faces e da língua, ocorre uma má oclusão.
  • Ausência de dentes – provocada por motivos hereditários, traumatismos, doença periodontal ou cárie. O vazio que é criado após a extração ou queda de um dente pode forçar os restantes dentes a moverem-se para ocupar esse espaço.
  • O uso do biberão e o hábito de chuchar no dedo de forma prolongada – altera a orientação das arcadas dentárias, provoca a ausência de contato entre os incisivos superiores e inferiores, ocasionando desenvolvimento insuficiente do maxilar superior.

Se range ou aperta os dentes durante a noite, se tem os dentes com algum desgaste ou se sente desvios quando abre ou fecha a boca, deve consultar um Médico Dentista especializado em Oclusão

É um distúrbio de movimento involuntário, caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, onde é aplicada força excessiva na musculatura mastigatória, provocando um desgaste dos dentes.

Horário
  • clockSeg – Sex 09:00 – 13:30 / 14:00 – 20:00
    Sábado 09:00 – 12:30
    Domingo Fechado
Contactos
Marcar consulta

    user-3
    email-2
    smartphone