Osteopatia

A osteopatia é uma terapia holística que considera o corpo como um todo e pode complementar outras áreas da saúde. O trabalho conjunto entre osteopatia e medicina dentária é um exemplo dessa colaboração, trazendo benefícios em vários casos clínicos.

Esta parceria é importante em situações como a anquiloglossia, que pode afetar a mobilidade da língua e causar dificuldades na sucção dos recém-nascidos, bem como alterações na fala, deglutição, respiração e oclusão dentária. Outras condições, como disfunções da articulação temporo-mandibular (ATM), bruxismo, dores orofaciais, cefaleias e alterações posturais, também podem beneficiar desta abordagem integrada.

A colaboração é útil em casos como dores na mandíbula (ATM), bruxismo, dores de cabeça, alterações da mordida, anquiloglossia e alguns problemas posturais.

O trabalho em equipa permite uma avaliação mais completa, ajudando a tratar não apenas os sintomas, mas também possíveis causas, promovendo melhores resultados para o paciente.

Sim. Em alguns casos, como dificuldades de sucção, alterações posturais ou tensões musculares, a osteopatia pode ser um complemento aos cuidados de saúde, sempre de forma suave e adequada à idade.