Periodontologia

A Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica especialmente à prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças periodontais: gengivite e periodontite.

Estas são doenças resultantes da acumulação de bactérias nos tecidos da cavidade oral, afetando as estruturas responsáveis por manter a firmeza dos dentes nos maxilares.

Os procedimentos envolvidos nesta especialidade são, por norma, minimamente invasivos e com excelentes resultados, permitindo aumentar significativamente a longevidade da sua dentição.

Procedimento:

  • Fase não cirúrgica – Esta primeira fase, consiste na eliminação da placa bacteriana da superfície dentária e do sulco gengival, e na remoção do tártaro das raízes. Nesta fase, são utilizadas anestesias e materiais específicos.
  • Fase cirúrgica – um mês após a consulta o Tratamento Periodontontal não Cirúrgico, é necessário avaliar o resultado deste tratamento. São analisados e avaliados vários indicadores que nos permitem decidir sobre a necessidade de realizar tratamento cirúrgico.
  • Fase de Tratamento Periodontal de Suporte – a fase de manutenção corresponde à fase de avaliação dos resultados obtidos nos tratamentos efetuados nas primeiras fases. As consultas de manutenção são extremamente importantes porque permitem monitorizar o paciente, garantindo que existe uma correta higiene oral. Permitem detetar, precocemente, uma reativação da doença, prevenindo a sua progressão.

Felizmente, hoje em dia, nenhum tratamento realizado na cadeira do seu dentista deverá provocar dor. Tal como em qualquer caso, no tratamento da periodontite, o Médico Dentista responsável irá dar todos os passos para que o Paciente se sinta seguro e confortável ao longo das várias fases de tratamento.

Os principais sinais e sintomas da doença são o sangramento gengival, presença de gengivas avermelhadas e inchadas, mobilidade dentária e retração gengival.

Retração gengival, mobilidade e perdas dentárias são sequelas frequentes.

Depende. Se a perda do dente tiver sido devido a problema periodontal, deve-se primeiro tratar este problema , pois caso contrário o Implante pode vir a dar problemas.

Não é recomendado! Pois pode piorar o problema. Nestes casos, normalmente, recomenda-se tratar a “base” em primeiro lugar (com o Tratamento Periodontal) e só depois avançar com os tratamentos corretivos e/ou reabilitadores.

Horário
  • clockSeg – Sex 09:00 – 13:30 / 14:00 – 20:00
    Sábado 09:00 – 12:30
    Domingo Fechado
Contactos
Marcar consulta

    user-3
    email-2
    smartphone