Ortodontia

A Ortodontia é o área da Medicina Dentária que corrige os dentes e os maxilares que estão posicionados incorrectamente.

Dentes rodados ou que não encaixam correctamente são mais difíceis de se manterem limpos, e estão em risco de se perderem prematuramente devido à cárie dentária ou á doença periodontal. Estes podem causar um stress extra nos músculos mastigatórios que pode conduzir a dores de cabeça, alterações temporo-mandibulares e a dores de pescoço, ombros ou costas. Os dentes mal posicionados também podem alterar a imagem de uma pessoa.

Procedimento:

  • Diagnóstico – Todo tratamento ortodôntico começa com uma primeira consulta. Normalmente, essa etapa envolve a avaliação criteriosa do paciente, fotografias Intra e Extra-Orais, moldes iniciais e a realização de exames complementares para identificar o problema e criar um plano de ação para o tratamento. Este Estudo prévio tem o nome de Estudo Ordôntico.
  • Colocação do aparelho – A colocação do aparelho representa o início do tratamento propriamente dito. Cada tipo de aparelho é colocado de uma maneira diferente, mas a partir desse momento os dentes já começam a movimentar-se, promovendo a correção do problema. Durante o tratamento é importante manter uma higiene impecável, prevenindo cáries e outras doenças que prejudicam a saúde oral. Temos por hábito dar no dia da colocação do Aparelho, um Kit Ortodôntico, composto por um Escova de dentes, escovilhões, etc.
  • Alinhamento – O alinhamento é uma das principais etapas do tratamento ortodôntico, visto que os dentes devem estar nivelados e alinhados para que a movimentação seja eficaz. Por isso, quando se opta por Aparelhos com Brackets, a primeira correção normalmente é feita com arcos leves e finos, que promovem movimentos para que os dentes se alinhem na posição correta.
  • Correção – Com dentes alinhados e nivelados, passa-se então para a correção do problema. Arcos mais grossos que os utilizados na etapa anterior e combinados com elásticos, são responsáveis por promover a movimentação dos dentes para encerramento, ajuste de desvios, fecho de mordidas abertas ou qualquer objetivo definido inicialmente.
  • Finalização – Quando os dentes se aproximam da posição correta, é chegada a hora da finalização, que pode exigir o uso de elásticos verticais, dobra nos arcos ou colocação de outros brackets e outros acessórios.
  • Contenção – Depois da remoção do aparelho ortodôntico, o tratamento ainda não terminou! Os primeiros meses são considerados uma fase de adaptação dos dentes às novas posições e o Médico Dentista Ortodontista pode indicar a colocação de contenções fixas ou removíveis para aumentar a estabilidade da arcada. As consultas podem ser mais espaçadas, mas são essenciais para o acompanhamento do caso.
    Regra geral, optamos por contenção fixa inferior e goteira acrílica transparente superior.

Quando existe uma boa higiene oral a colagem de brackets não danifica o esmalte. No entanto, quando existe uma acumulação contínua de placa bacteriana junto aos brackets poderão surgir manchas brancas de desmineralização do esmalte que podem ser irreversíveis e não desaparecem após a remoção do aparelho.

O tempo de duração do tratamento ortodôntico varia para cada caso, dependendo em parte da severidade da má-oclusão e técnica utilizada.

Após a colocação do aparelho fixo existe um período de adaptação dos lábios, da língua e da dicção, que varia muito em função do doente, sendo em média de 10 a 15 dias.

Há casos em que uma determinada técnica pode ser mais recomendada que outra. Posto isto, normalmente só após uma correta avaliação é que se consegue dar as melhores opções.

Damos principal destaque aos aparelhos auto-ligados da marca Damon® e aos Alinhadores Dentários da marca Invisalign® e Clear Correct®. Por vezes há casos em que é necessário combinar técnicas para se conseguir um melhor resultado.

Dão mais liberdade, pois pode remover sempre que quiser, facilitando a alimentação e a higienização. Os alinhadores Dentários são praticamente invisíveis. As outras pessoas podem nem reparar que está a usá-los, tornando o tratamento invisalign® ou Clear Correct® numa solução interessante e adequada ao seu estilo de vida.

Horário
  • clockSeg – Sex 09:00 – 13:30 / 14:00 – 20:00
    Sábado 09:00 – 12:30
    Domingo Fechado
Contactos
Marcar consulta

    user-3
    email-2
    smartphone