Terapia da Fala

A terapia da fala e a medicina dentária têm uma relação muito próxima, já que ambas trabalham com a saúde oral. A medicina dentária preocupa-se com as funções dentárias e estruturais e o terapeuta da fala atua nas funções que dependem dessas estruturas, como mastigar, engolir, respirar e falar.
Muitas vezes, problemas dentários como más oclusões, respiração oral e hábitos como chuchar no dedo ou o uso prolongado da chupeta podem afetar a fala e o desenvolvimento orofacial. Nestes casos, o trabalho conjunto entre o dentista e o terapeuta da fala é essencial: o dentista trata da parte estrutural e o terapeuta ajuda a corrigir as funções e hábitos, garantindo que os resultados se mantenham ao longo do tempo.
Esta parceria permite não só melhorar o sorriso, mas também a saúde, a comunicação e a qualidade de vida do paciente.
Porque muitos problemas dentários têm origem em hábitos ou funções orais incorretas (como respiração pela boca ou deglutição atípica). O trabalho conjunto entre dentista e terapeuta da fala ajuda a corrigir a causa e não apenas o sintoma, garantindo resultados mais duradouros.
Não. Também é indicada para adolescentes e adultos que apresentam alterações funcionais orofaciais, ronco, bruxismo, alterações da fala, ou após tratamentos ortodônticos e cirurgias dentárias.
Depende das necessidades de cada caso. Algumas situações exigem poucas sessões; outras, acompanhamento mais prolongado. O terapeuta da fala e o dentista avaliam em conjunto a evolução e ajustam o plano de tratamento.
Horário
- Seg – Sex 09:30 – 12:30 / 14:00 – 19:30
Sábado 09:00 – 12:30
Domingo Fechado
